Sobre

Sejam Bem Vindos, meu nome é Tércio Costa e sou formado em Ciências da Computação pela UFPB, tenho algumas certificações da Oracle incluindo OCP, MAA, RAC e etc. Mantenho esse blog reconhecido pela OTN, no qual também publico artigos técnicos no portal OTN, no portal http://www.profissionaloracle.com.br/gpo e na revista SQL Magazine. Além de tudo isto sou um Oracle ACE Pro por estar sempre contribuindo para a comunidade com um bom nível de expertise.

Criei esse blog com o intuito de me ajudar a estudar bem como ajudar outras pessoas no caminho para certificações Oracle(SQL, PL/SQL, Administração, OCI e etc).

Agradeço todos os comentários e qualquer ajuda que alguém possa prestar.

14 comentários sobre “Sobre

  1. Carvalho

    Tércio, Bom dia.
    Blog Excelente cara. Estou com essa prova marcada para o fim do mês, e como nunca trabalhei na área estou com algumas dúvidas. Você conseguiu passar? Pode me orientar onde encontro bons simulados?

    Desde já agradeço.

    Curtir

    1. Olá Carvalho, que bom que gostou do Blog, fico muito feliz com isso. Você vai realizar qual prova? Fundamentals ou Expert? Ainda não fiz a prova, vou fazer esse ano, so não sei qual mês ainda, estou tentando estudar mais e revisar, mas a vida está bem corrida!

      Curtir

      1. Carvalho

        Marquei a Expert.
        Consegui remarcar para o dia 15 de Abril, pois estava muito proximo, rs.
        Não posso prorrogar mais pois estou desempregado e estou querendo, com ajuda da certificação, um emprego ou estagio para a área como junior.
        Vi o seu Blog e tudo que eu vejo no Livro em Inglês tem aqui em português, e a explicação é excelente. Parabéns pela iniciativa. Quando terminar com o livro vou correr para os simulados. Estou aprendendo muito, mas é muita coisa.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Depois venha nos dizer se conseguiu e o que achou da prova. Como você vai fazer a Expert, se concentre mais no que não esta na prova do SQL Fundamentals I, este é o meu conselho. Onde você mora e como é o mercado por aí?

        Curtir

  2. Carvalho

    Opa, Pode deixar que eu venho dizer sim. Boa Dica, vou dar uma revisada e comparar os tópicos. Moro em Brasília, o mercado é até bom, mas para Jr. o início é sempre um pouco mais complicado. Tem uns tópicos que foram adicionados e outros que foram retirados no final do ano Passado. Infelizmente o meu livro é mais antigo que a atualização e não os possui. Abs

    Curtir

  3. Carvalho

    Tércio, Boa tarde!

    Será que você poderia colocar, quando puder é claro, uma abordagem sobre esses tópicos:
    — Using the PIVOT and UNPIVOT clause
    — Using the SQL row limiting clause
    — Analytical functions including PERCENTILE_CONT, STDDEV, LAG, LEAD
    — Using pattern matching to recognize patterns across multiple rows in a table
    — Using the cross_outer_apply_clause
    — Create a lateral inline view in a query

    Seu Blog tá excelente cara.
    Abs.

    Curtir

      1. Carvalho

        Opa, Obrigado pela atenção. Pode fazer no seu tempo. Então, esses tópicos foram acresentados na prova Expert desde Setembro do Ano Passado. E alguns desses comandos não funcionam no 11G.kkkk

        Curtido por 1 pessoa

  4. Carvalho

    E ai Tércio, Tranquilão?

    Passei na prova cara, tirando a ansiedade, foi super tranquilo. Queria te agradecer pois não tenho experiência na área e o seu Blog me ajudou muito! Agora praticar muito pra poder valer a pena! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico muito feliz por você, espero que dentre os próximos meses eu esteja fazendo a prova, no final desse semestre. Fez qual prova? SQL Expert ou Fundamentals I? Mora aonde e como é o mercado por aí?

      Curtir

  5. Janice

    Muito bom, tenho dúvidas sobre passagem de parâmetros em packages, vc poderia falar ou me indicar caso vc já tenha falado sobre o assunto… obrigada

    Curtir

  6. Rhian

    Bom dia, li conteúdos aqui sobre certificações gostaria de uma ajuda por onde começar… queria algum certificado porem nivel iniciante qual recomenda ?

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.